MBTI®

A Parceria Humana também disponibiliza o MBTI Step I e II como ferramentas facilitadora para o seu autoconhecimento e maior clareza das suas preferencias pessoais.

Em 2005, a sócia fundadora da Parceria Humana, Fabiana Garcia foi uma das primeiras qualificadas a atuar no Rio de Janeiro com essa ferramenta, facilitando encontros individuais e em grupo em formato de devolutivas para grandes empresas, tais como: Transpetro-Petrobrás, Argucia Capital Management, McKinsey & Company, Effect Sport, LAB SSJ (projeto CVRD), Elogia Brasil, Ibrands e Abacomm.

Além do trabalho corporativo, oferecemos devolutivas para pessoa física, focado em orientação de vida - transição de Carreira e orientação educacional.

O QUE É MBTI®?

Myers-Briggs Type Indicator, ou MBTI é um teste que foi criado com o intuito de identificar e compreender os diferentes tipos de personalidades que existem. Criado por Katharine Briggs e Isabel B. Myers (mãe e filha), a teoria tem como base nos estudos do psicólogo e psiquiatra suíço, Carl Gustav Jung, sobre os principais tipos psicológicos do ser humano.
Elas desenvolveram o método durante a Segunda Guerra Mundial. Tinham como objetivo descrever os tipos de personalidades, comportamentos, preferências e dominâncias individuais e pessoais dos indivíduos. Jung identificou 8 tipos de personalidades divididas em 4 dicotomias: 

. Atitude – Extroversão x Introversão (E x I), 

. Julgamento x Percepção (J x P),

. Funções – Sensação x Intuição (S x N) e 

. Pensamento x Sentimento (T x F).

A partir das preferências que forma citadas acima, são gerados os 16 Tipos Psicológicos do MBTI ®: ISTJ, ISFJ, INFJ, INTJ, ISTP, ISFP, INFP, INTP, ESTP, ESTP, ESFP, ENFP, ENTP, ESTJ, ESFJ, ENFJ e ENTJ.

O instrumento MBTI fornece um contexto para identificar os elementos mais satisfatórios de uma vocação e para conduzir a exploração dos campos profissionais. Existe uma associação crescente de conhecimento das diferenças na escolha das especificações escolares e ocupações. Essas escolhas podem ser úteis para explorar campos para os quais certos tipos psicológicos são geralmente atraídos. Porém, não se deve aconselhar que alguém desista de uma ocupação com base no tipo psicológico. Todos os dezesseis tipos podem ser encontrados em todas as ocupações, mas cada ocupação possui um padrão de tipos que atrai e tipos que raramente nela ingressam. Estes tipos raros podem encontrar um nicho onde suas diferenças sejam úteis. A consciência de que são tipos raros pode ser útil para compreender e gerenciar o stress que possam vir a encontrar e para descobrirem como se comunicar com colegas tão diferentes deles mesmos.

O processo de planejamento vocacional e profissional pode ser concebido como um modelo de solução de problemas e, dessa maneira, coletar dados, identificar as possibilidades, considerar as conseqüências de perseguir vários caminhos profissionais. Da mesma forma, vários aspectos do processo de procura de trabalho ideal poderão ser fáceis ou difíceis, com base nas preferências pessoais. O qualificado pode ajudar o cliente a compreender sua resistência a certas partes do processo e ajudá-lo a se concentrar efetivamente em cada etapa. Sugerir recursos e abordagens que melhor se apliquem ao estilo de aprendizagem do cliente aumentará o interesse e a efetividade, ao mesmo tempo em que reduzirá a frustração encontrada por muitos tipos psicológicos.

Através deste instrumento é possível o psicólogo(a) realizar o cruzamento das preferências pessoais individuais com um inventário de atividades e profissões existentes escolhidas, além de analisar o tipo de ambiente de atuação mais adequado e o estilo natural da liderança de cada um. Esta análise o ajudará na manutenção da motivação quando estiver atuando profissionalmente.

MBTI no Ambiente Corporativo

É uma boa maneira de gestores conhecerem melhor seus colaboradores e também os candidatos a alguma vaga na empresa. Dessa forma, é possível criar equipes mais eficientes e com melhor entrosamento, visa também a amenizar problemas de comunicação, readequar posições e dar uma visão geral e efetiva de como com as diferenças no grupo pode alcançar o objetivo final traçado pelo gestor.

MBTI Pessoa Física

Pessoas em transição de carreira e jovens em busca de uma orientação educacional (“vocacional”) na escolha mais assertiva no curso da faculdade ou formação técnica. (obs; o relatório sempre estará associado e direcionado para carreira, apesar de podermos aplicar esse conhecimento nas relações em geral (vida pessoal – com familiares, amigos e etc)

O infográfico abaixo ilustra a dinâmica dos Tipos: (informações coletadas do site da Fellipelli – empresa responsável no Brasil pela distribuição da ferramenta).

FONTE: https://www.fellipelli.com.br/mbti-myers-briggs-indicator/tipologia-mbti-enfp/

 

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